18.7 C
Itaberaí
quinta-feira, 2 maio, 2024

Ribeirão João Leite transborda e alaga casas em Goiânia; vídeo

Defesa Civil e Seinfra foram até o local para averiguar o ocorrido. Não há registro de feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Por Bárbara Ferreira, g1 Goiás

A região do Setor Maria Rosa, em Goiânia, próxima ao Ribeirão João Leite, está alagada desde a noite de segunda-feira (5), quando a água tomou ruas e entrou em casas. Os moradores relataram chuva forte durante a noite.

A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) foram até o local para averiguar o ocorrido, mas a causa do alagamento ainda não foi confirmada. Não há registro de feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A Seinfra disse que uma equipe está no local para realizar uma vistoria. “Se o caso for de boca de lobo entupida, será realizada a limpeza da rede de drenagem”, informou.

Já a Defesa Civil de Goiânia disse que “o local é catalogado como área de risco e segue realizando o monitoramento”. Em caso de agravamento da situação, ações emergenciais são realizadas pela Defesa Civil. Entre as opções estão a evacuação da área.

Mauro é morador da região, em uma casa a 50 metros do Ribeirão João Leite, há 22 anos. À reportagem, ele tratou a situação com normalidade e disse já estar acostumado. “Isso aí é de praxe, todo ano dá isso aí. A casa, nós fizemos numa altura que não entra água. Graças a Deus, nunca entrou. Só que as galinhas, os pintinhos, morre tudo”, disse.

O morador enviou vídeos das ruas alagadas. Segundo ele, o volume maior foi à noite. “Já baixou uns 30 centímetros. Essa noite subiu bem. Correu um rio no meu portão. Ontem, naquela hora da tempestade, assim, das oito horas às nove horas, deu-me livre. Uma loucura”, disse.

Sobre o ocorrido recorrente, disse que “eles tem que desapropriar esse povo aí e tirar todo mundo, porque tem área verde. O problema é isso, não é lugar de construir, não”, disse Mauro.

Em nota, a Saneago informou que é usuária da bacia do João Leite, mas que a Prefeitura é responsável pelo escoamento da água da chuva. Explicou ainda que o alagamento não teria relação com o funcionamento da barragem, já que “a unidade não conta com comportas que abrem ou fecham, portanto não altera a vazão do Ribeirão a jusante (abaixo da barragem)”.

Íntegra Nota Saneago

“A Saneago é uma das usuárias da bacia do João Leite, responsável pelo abastecimento público, que está operando dentro da normalidade. Informações sobre escoamento da água de chuva (alagamento) devem ser buscadas com a Prefeitura, responsável pelo sistema de drenagem de águas pluviais. É falsa qualquer notícia que relacione o alagamento com o funcionamento da Barragem do Ribeirão João Leite. A unidade não conta com comportas que abrem ou fecham, portanto não altera a vazão do Ribeirão a jusante (abaixo da barragem)”

Fonte: G1

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram