20.7 C
Itaberaí
sábado, 27 abril, 2024

Após 20 anos Rita de Cássia é reconduzida à Prefeitura de Itaberaí

A nova prefeita continua como única mulher a comandar a prefeitura em 153 anos de emancipação

A exatos 20 anos Rita de Cássia era eleita prefeita de Itaberaí. Era a primeira vez que uma mulher conduziria os destinos da cidade em mais de 130 anos de emancipação política. Duas décadas se passaram e as mulheres conquistaram mais espaço e estão cada vez mais se consolidando na política. Tanto que a disputa desta eleição foi polarizada entre duas mulheres. Janayna Wollp (PSC) e Rita de Cássia (PSB) se destacaram na campanha e fizeram frente aos candidatos Ricardo Calil (PSB) e Wagner Ribeiro (Patriota).

Em entrevista à Rádio Silvestre, Rita de Cássia agradeceu. “Eu decidi dar o melhor de mim para fazer a melhor administração que a nossa cidade já teve. queremos fazer o melhor para o nosso povo. Vamos ouvir as entidade, honrar o meu pai onde ele estiver. Na nossa administração as pessoas não terão.

Rita de Cássia Mendonça, PSB, com 61,87% dos votos válidos, foi eleita prefeita de Itaberaí. Ela obteve 13.999 votos. A atual presidente da Câmara Municipal, a vereadora Janayna Wollp Lúcio (PSC), obteve 7.572 votos e atingiu 33,47% da preferência do eleitorado. O advogado Ricardo Calil Fonseca (PSD) obteve 642 votos (2,70%) dos votos válidos. Já o empresário Wagner Ribeiro (Patriota), conquistou 443 votos (1,96%) da preferência dos eleitores.

Nascida em 1966, Rita de Cássia foi a primeira mulher eleita prefeita de Itaberaí (2001 a 2004). Agora, com um novo mandato, repete o feito e se consagra como a única mulher prefeita em 153 anos de história do município.

A prefeita eleita era um dos nomes cotados para concorrer à prefeitura de Itaberaí nas eleições deste ano. Era a segunda opção do grupo, que tinha o ex-deputado Jean Carlo como primeira opção, além do médico José Ronaldo. A união do grupo com o ex-prefeito Welington Baiano, que mesmo impedido de concorrer à prefeitura por condenações que resultaram em suspensão dos seus direitos políticos, tentava na Justiça obter o direito de registrar candidatura, levou Rita de Cássia à indicação de vice. Baiano não conseguiu reverter as condenações e teve o pedido de registro de candidatura negado. Rita de Cássia, que era a vice, foi definida como a substituta, registrou candidatura no último prazo e conquistou a preferência do eleitorado, sendo eleita no último domingo para um mandato de 2021 a 2024.

Perfil

Rita de Cássia é filha do ex-prefeito Carlos Dias Mendonça, o Tico, e de Eleni Mendonça, que além de primeira-dama, foi secretária de educação.

Formada em Letras pela na Faculdade de Filosofia Cora Coralina, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pós graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade Integrada de São Gonçalo e em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira.

Entre 1989 e 1997 foi diretora administrativa do Hospital Regional de Itaberaí (hoje Hospital Municipal), idealizado por seu pai e recém-inaugurado.

Rita de Cássia foi assessora do então deputado federal Barbosa Neto. Em 2005, foi diretora das Oficinas Digitais do Estado de Goiás na Agência Goiana de Negócios Públicos. Em 2007, foi assessora da deputada federal Íris Araújo e diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia. Em 2015 foi secretária executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Foi assessora do ex-deputado estadual Jean Carlo e, por último, do deputado estadual Gustavo Seba.

O DEM, que garantiu quatro vagas, como previa os especialistas, teve Nely Gomes como a mais votada, com 742 votos. João Pereira Filho, o Pereirinha, foi reeleito com 731 votos. Divino Araújo foi eleito com 560 votos e Mário Wolpp foi reeleito com 515 votos.

O vereador Erivelto Ferreira não conseguiu se reeleger, mas é o primeiro suplente do DEM.

O PROS elegeu Leandro Ferreira de Oliveira, o Leandro Moura, com 349 votos. Petterson Majewski é o primeiro suplente com 318 votos.

O PSC garantiu quatro vagas, com o atual vice-prefeito Adilson Cardoso, o campeão de votos das eleições 2020, conquistando 1.585 votos. Dionésio Divino dos Santos, o Noninho Vassoureiro, foi reeleito com 549 votos. Pedro da Silva, o Pedro Cigano, se reelegeu com 537 votos e Reis Apolinário Araújo ficou com a quarta vaga ao conquistar a preferência de 482 eleitores.

O vereador Valquir Horácio de Souza é o primeiro suplente do partido com 475 votos.

O PRTB elegeu Maria Juscélia de Paula Ribeiro, a Celinha, com 487 votos. Douglas Simões, com 201 votos, é o primeiro suplente. O PODEMOS conquistou três cadeiras na Câmara, tendo João Gabriel Ramos de Oliveira como o mais votado com 977 votos. Danilo Mendes de Sousa, o Danilo Dorneles, foi eleito com 743 votos e Marcelo Gomes Barros, o Marcelinho da Pax, ocupou a terceira vaga com atingir 718 votos. Valdinei José da Silva, o Zoreca, é o primeiro suplente do Podemos com 486 votos.

Mais notícias

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram