20.3 C
Itaberaí
quarta-feira, 1 maio, 2024

Tribunais de Contas realizam vistoria e encontram falhas estruturais em escolas de Goiás

Entre as irregularidades já encontradas está um buraco no banheiro feminino, no Colégio Estadual General Curado, em Anápolis

Vistoria realizada por tribunais de contas do estado e dos municípios encontrou fios expostos em escolas de Goiás na fase inicial da fiscalização, que começou na segunda-feira (24). A medida faz parte da ação conjunta de 32 tribunais de contas de todo o país par avaliar as condições de infraestrutura de escolas públicas. No estado, as visitas são feitas pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

Entre as irregularidades já encontradas está um buraco no banheiro feminino, no Colégio Estadual General Curado, em Anápolis. Enquanto em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, o TCE encontrou uma grade, que separa o pátio das caixas d’água, solta.

Há ainda registro de infiltrações, paredes descascadas, fios soltos, desníveis em rampas de acesso, entre outros problemas de segurança.

Para a fiscalização, o TCE-GO selecionou 25 escolas localizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Águas Lindas de Goiás, escolhidas a partir de indicadores do Censo Escolar 2022. São 13 servidores designados para a atividade, sendo que dez atuarão em campo.

A iniciativa coordenada entre os tribunais de contas brasileiros vai verificar, até quarta-feira (26), a infraestrutura de 1.088 escolas públicas estaduais e municipais.

26)Em todo o país, cerca de 785 auditores estão participando da Operação Educação. Nas visitas, serão checados 200 itens — entre eles, a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas. Também serão examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022. Os itens analisados englobam aspectos referentes à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram