29.2 C
Itaberaí
sábado, 27 abril, 2024

Marconi lidera intenções de voto ao Senado e surge em 2° na disputa ao governo, aponta pesquisa

Ex-governador lidera pesquisas espontânea e estimulada ao Senado e mantém segunda posição nos levantamentos para o governo.

O ex-governador Marconi Perilo (PSDB) tem 27% das intenções de voto ao Senado, de acordo com pesquisa estimulada, quando nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo instituto RealTime Big Data. O tucano aparece à frente de João Campos (Republicanos), 9%; Alexandre Baldy (PP), 8%; Delegado Waldir (União), 7%; Wilder Morais (PL), 5%; Lissauer Vieira (PSD), 3%; e Leonardo Rizzo (Novo), 1%. O instituto apurou ainda que 18% dos eleitores votariam nulo ou em branco, enquanto 22% ainda não escolheram candidato ou simplesmente não responderam.

Marconi também aparece na ponta na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não menciona os nomes dos pré-candidatos. Ele surge com 5% das intenções de voto, à frente de Henrique Meirelles (União), Delegado Waldir (União) e João Campos (Republicanos), todos com 1%. Nessa versão, nulos e brancos somam 25% da intenção dos eleitores, enquanto 67% dos entrevistados não souberam quem mencionar ou optaram por não responder.

2° na disputa ao governo

O ex-governador também aparece como opção dos eleitores ao Governo de Goiás. Ronaldo Caiado (União) lidera a pesquisa estimulada, com 33%. Marconi segue em segundo, com 18%, à frente de Mendanha, com 16%. Depois, Major Vitor Hugo (PL), Vanderlan Cardoso (PSD) e Wolmir Amado (PT) aparecem empatados com 8%. José Eliton (PSB) tem 1%. Cíntia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo) e Helga Martins (PCB) não pontuaram. Nulos e brancos são 4%; eleitores que não sabem em quem votar ou que não responderam também somam 4%.

Ronaldo Caiado (União) também lidera a pesquisa espontânea, com 25% das intenções de voto. Marconi está em segundo lugar, com 8%, mas à frente de Gustavo Mendanha (Patriota), que está com 6%. Delegado Waldir, tem 3%; Vanderlan Cardoso (PSD) e Wolmir Amado (PT) aparecem ambos com 1%. Nulos e Brancos são 14%, enquanto outros 42% dos entrevistados ainda não sabe em quem votar ou não respondeu.

Metodologia

A pesquisa RealTime Big Data entrevistou 1,5 mil eleitores entre 24/5/2022 e 25/5/2022 sobre as intenções de voto a pré-candidatos ao Governo de Goiás e ao Senado. O trabalho foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a inscrição
GO-02079/2022, com registro em 20/5/2022 e divulgação no dia 26/5/2022.

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram