27.5 C
Itaberaí
domingo, 19 maio, 2024

Vacinação contra gripe e sarampo começa nesta 2ª; veja público-alvo

Idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças com menos de 5 anos estão entre grupos prioritários

O Ministério da Saúde inicia, nesta segunda-feira (4/4), nova campanha de vacinação contra gripe e sarampo. A pasta deve fornecer cerca de 95 milhões de doses para a iniciativa. A expectativa é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Nesta primeira fase da imunização contra influenza, de 4 de abril a 30 de abril, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde podem se dirigir aos postos de saúde. Em 30 de abril, o ministério promoverá o “dia D” de mobilização nacional.

Depois desta data, outros grupos passarão a compor o público-alvo da imunização até o fim da campanha, em 3 de junho. Crianças a partir de seis meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) também poderão se vacinar.

  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e
  • População privada de liberdade.

O Ministério da Saúde estima que 76,5 milhões de pessoas sejam elegíveis para a campanha. A vacina que será aplicada tem eficácia comprovada contra a cepa H3N2, que causou o surto de gripe no início deste ano, e também contra as cepas H1N1 e do tipo B.

“No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose”, ressalta a pasta.

Em 2021, o público-alvo estimado era de 79.710.239 pessoas e 71.889.287 doses foram administradas. O valor corresponde a 89,1% dos grupos prioritários devidamente imunizados.

Especialistas destacam que uma das principais medidas proporcionadas pela dose de reforço consiste na ampliação da resposta imune. A terceira dose ocasiona o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, o que reduz a chance de a pessoa imunizada ficar doenteTomaz Silva/Agência Brasil

A imunização contra o sarampo ocorre por meio da vacina tríplice viral, utilizada para prevenção também de rubéola e caxumba. Serão 14,8 milhões de doses enviadas para estados e municípios.

Durante todo o período de campanha, de 4 de abril a 3 de junho, o público prioritário permanece o mesmo. Crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde podem procurar os postos de saúde.

Entre 2018 e 2021, foram registrados 39,3 mil casos de sarampo e 40 óbitos devido à enfermidade no país. Os dados são da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. A situação é estimada “alarmante” e preocupa especialistas e gestores de saúde.

Fonte: Metrópoles

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram