20.7 C
Itaberaí
sábado, 27 abril, 2024

Bombeiros lançam Operação Semana Santa com foco na prevenção de afogamentos em Goiás

Conforme dados atualizados da corporação, nos três primeiros meses de 2024 o Estado registrou 40 casos de pessoas afogadas.

Leanardo Calazenco Goiânia, Go

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) lança oficialmente, na próxima quarta-feira (27), a Operação Semana Santa 2024. A ação visa garantir a segurança dos goianos durante o feriado prolongado. Segundo a corporação, uma das preocupações é previnir afogamentos , uma das principais causas de mortes por acidentes no Brasil.

Conforme dados atualizados do Corpo de Bombeiros, nos três primeiros meses de 2024 o Estado registrou 40 casos de afogamentos, sendo 14 em janeiro, 16 em fevereiro e dez em março. As situações mais recorrentes acontecem em lagos, seguido de piscinas, rios, cachoeiras e córregos.

De acordo com a corporação, as mortes por afogamentos podem ser evitadas com medidas simples e cuidados básicos, principalmente em locais onde não há a presença de salva-vidas.

O Corpo de Bombeiros alerta que é importante que as pessoas estejam atentas aos sinais de perigo ao redor de corpos d’água, como rios, lagos e piscinas. E, ainda, que sigam as orientações de segurança, como não nadar em locais desconhecidos ou sem a presença de salva-vidas, não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água e usar coletes salva-vidas, principalmente em atividades aquáticas.

O caso mais recente aconteceu no último dia 21 de março, quando um pai, de 48 anos, morreu no dia do aniversário ao tentar salvar a filha de um afogamento na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. Raimundo Junior de Almeida e Silva percebeu que a jovem de 23 anos estava se afogando e foi tentar salvá-la.

A Operação

A Operação Semana Santa 2024 terá início com a tradicional Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, e se estenderá até o dia 1º de abril às 8h, abrangendo todo o Estado.

No ano passado, segundo o CBMGO, foram registrados 1.971 ocorrências, incluindo acidentes de trânsito, afogamentos e outras emergências. A operação também contabilizou 32 óbitos, sendo quatro deles por afogamento.

Ao todo, foram atendidos sete casos de afogamento durante o feriado prolongado. Além disso, o CBMGO prestou socorro em 306 acidentes de trânsito, com destaque para os 28 acidentes rodoviários

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram