Evento acontece às 17h, no Teatro Goiânia
A Orquestra Sinfônica de Goiânia, junto com o Coro Sinfônio de Goiânia, realiza o “Concerto Divertido”, nesta terça-feira (24), às 17h. O evento, que faz parte do aniversário de 90 anos da cidade, acontece no Teatro Goiânia. Na ocasião, a regência fica por conta de Eliseu Ferreira e haverá participação da youtuber Tia Mori. O repertório consiste em clássicos infantis como Baby Shark, Rei Leão e Saltimbancos.
Músico e professor, Felix Emanuel Bauer é corista da orquestra. Segundo ele, o concerto tinha sido ignorado na agenda da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), mas o titular da pasta, Zander Fábio, divulgou o evento na segunda-feira (23), “de última hora”. “Ainda divulgou o nome errado, chamando de orquestra jovem.”
O concerto acontece em momento no qual os profissionais lutam por reestruturação da carreira e aumentos salariais reais, o que não ocorre desde 2011, segundo eles. Em agosto,em entrevista ao portal, l, Felix detalhou que, desde 2019 existe um processo de reestruturação. Contudo, o projeto só foi confeccionado em 2021 e tem passado de mão em mão até chegar na mesa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos),
Com a nova reestruturação, caso passe na Câmara de Goiânia, os salários devem mais que dobrar. Cerca de R$ 4 mil para coristas e R$ 5 mil para instrumentistas. “Daria um novo fôlego. Estamos desesperados para voltar a ser valorizados e termos condição de fazer o nosso trabalho da melhor forma [como já fazemos].”
Por meio de nota, no fim do mês passado, a Secretaria de Cultura confirmou que o projeto já está pronto e em “fase de análise orçamentária pela Prefeitura de Goiânia, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal”. A pasta também destaca que a atual gestão é a “primeira a apoiar e acolher uma reestruturação de grande porte em compromisso firmado com todos os músicos”. Ainda não tiveram atualizações, segundo Felix.
Fonte: Mais Goiás