Massa de ar polar que vem derrubando a temperatura na Região Sul avança para o Sudeste e o Centro-Oeste, provocando mudança de temperaturas também em partes do Norte e Nordeste durante a semana.
Os próximos dias serão de frio intenso em quase todo o Brasil, assim como já observado na segunda (28) e terça-feira (29), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A frente fria que vem derrubando a temperatura na Região Sul desde a semana passada avança para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, provocando mudança de temperaturas também em partes do Norte e do Nordeste.
De acordo com o Climatempo, há condições para temperaturas abaixo de 0°C, geada, neve e friagem no Sul e parte do Sudeste nos próximos dias (veja no vídeo acima). Também há alto risco de geada para São Paulo e Mato Grosso do Sul na quarta-feira (30).
A passagem de uma grande frente fria continental também deixa o mar muito agitado em quase toda a costa do Brasil nos próximos dias.
- Com -7,5°C, SC registra a menor temperatura do Brasil em 2021, diz Inmet
- Frente fria chega a Goiás e temperatura pode cair a 8°C em Goiânia nesta semana, diz Inmet
- Cidade de SP vai ter terça-feira gelada, com 10°C à tarde
- Palmas encara menor temperatura do ano durante a madrugada e moradores se divertem na internet
- BH marca 10,2°C e ‘raspa’ em novo recorde de frio; máxima não passa dos 25°C nesta semana
- Após neve e chuva congelada, previsão é de temperaturas negativas e geadas no Paraná na terça (29)
No Sudeste, as ondas mais altas chegarão a 2,5m e estão entre o litoral norte de São Paulo e o Rio De Janeiro. Nesta terça, a chuva se concentra nestes dois estados, e a massa de ar polar avança para toda a região, podendo provocar geada durante a semana, especialmente em São Paulo na Mantiqueira. Em Minas Gerais, as temperaturas devem permanecer muito próximas e abaixo de 0°C.
Para o Sul, o Climatempo emitiu alerta de muita chuva e geada nesta terça. Fará muito frio em toda a região até a quinta-feira (1º), mas a partir da data as temperaturas param de baixar.
A costa do Rio Grande do Sul recebe um ciclone extratropical, mas que se afastará em alto-mar na quarta-feira (30). Em todo o litoral Sul, por causa da atuação do ciclone, são esperadas ondas que de 2,5m a 3m de altura no decorrer desta terça.
No Centro-Oeste, a previsão é de geada no Mato Grosso do Sul para esta terça e frio em toda a região. As temperaturas voltam a subir a partir de quinta-feira.
No Nordeste, a frente fria ganha força sobre a Bahia na quarta-feira. Há chance de chuva no interior da região. Na quinta, o frio se concentra no litoral baiano.
No Norte, o vento frio chega ao sul do Pará e do Tocantins na quarta, mas com pouca intensidade. A partir de quinta, a temperatura volta a subir região.
Neve e geada
Neve na localidade de Cruzeiro, em São Joaquim (SC) nesta segunda-feira (28) — Foto: Mycchel Leganghi/São Joaquim Online
As temperaturas baixas, neve e chuva congelada registradas no Sul do país na segunda-feira (28) podem voltar a ocorrer na região nesta terça (29). O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada. As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira (1º).
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), toda a região Sul registra frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.
O frio intenso e os fenômenos associados estão dentro da normalidade e das ocorrências esperadas para o inverno na região.
“No decorrer dessa semana, entre segunda (28) e terça (29) teremos queda de neve nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. Ainda na terça e durante toda semana teremos formação de geadas nos três estados. Essa onda é um fenômeno normal que acontecem durante o inverno”, disse o meteorologista do Inmet, Gil Schreiner Russo, ao G1 SC.
Fonte: G1