Na última quarta-feira, 22, o Estado de Goiás havia chegado a 47.515 casos de Covid-19, com 1.193 óbitos confirmados. A boa notícia é que 15.527 pessoas se recuperaram da doença e quase 47 mil foram descartados. Contudo, o estado ainda registrava 107.387 casos suspeitos em investigação.
Pelas projeções dos pesquisadores da UFG, Goiás enfrentará até a próxima semana uma fase aguda da pandemia de coronavírus, com aumento de casos e óbitos pela Covid-19.
A taxa de letalidade no estado é de 2,51%. Há 61 óbitos suspeitos que estão em investigação. Já foram descartadas 655 mortes suspeitas nos municípios goianos.
Na quarta-feira a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública estava em 86%. Como medidas emergenciais o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino anunciou possibilidade de expansão de leitos e realização de testes em massa com apoio da Fiocruz. Esses testes começaram na quarta-feira, 22, na capital com previsão de abranger 240 pessoas em 78 municípios.
Em Itaberaí
Na última quarta-feira (22), o Município de Itaberaí contabilizava 397 casos confirmados com 20 óbitos e 259 pessoas curadas, 111 em domicílio e sete hospitalizados. Outros cinco casos aguardavam resultados de exames – três hospitalizados e dois óbitos em investigação.
A secretária de Saúde, Lúcia do Egito, informou que 320 famílias estão monitoramento domiciliar. Ela observou que o momento é de relativa tranquilidade porque o atendimento está mais ágil. “As vagas de encaminhamento para os hospitais de referência em Goiânia, Itumbiara e São Luiz, estão saindo rápido”, informou.
A secretário fez um alerta para que as pessoas continuem atentas aos meios de prevenção. “Temos trabalhado incansavelmente para dar o melhor atendimento. Sentimos muito com os óbitos que tem ocorrido e é com muita tristeza que apresentamos nossos sentimentos às famílias enlutadas”, concluiu.