A Prefeitura de Itaberaí está reestruturando o sistema de trânsito do município. A iniciativa contempla a instalação de semáforos em locais estratégicos da cidade. O que parece uma medida simples, é um avanço na ordenação do trânsito. Com aproximadamente 60 mil habitantes, a área urbana do município não é dotada de semáforos.
Suelto de Souza Caldas Júnior, secretário de Infraestrutura, explica que os locais foram escolhidos com base no fluxo de veículos. “A instalação dos equipamentos teve início no dia 4 de dezembro, com previsão de que comecem a funcionar até o dia 16 deste mês”, informou.
Ao todo serão instalados nove conjuntos de semáforos, na Praça Balduíno Silva Caldas, no cruzamento da Praça Balduíno com a Pio Xll, no cruzamento da Pio XII com a Derval de Castro. “Esses locais concentram um grande fluxo de veículos. Com a instalação do sistema semafórico de Itaberaí esperamos melhor organização no trânsito da cidade e com isso, garantir segurança para os usuários”, comentou.
Para instalar os equipamentos a prefeitura está investindo R$ 374.502,00. A vencedora do certamente para instalação dos sinalizadores é a empresa G2 Sinalização.
Outros semáforos
De acordo com o radialista Baltazar Filho, o Tazim, estudioso da história de Itaberaí, em 1968 o governador Otávio Lage de Siqueira autorizou o então diretor do Detran, Renato Olinto de Almeida, cuja mãe, Umbelina Olinto de Almeida, morava em Itaberaí, a instalar do primeiro semáforo em Itaberaí, na gestão do então prefeito Paulo Rezek. “Esses semáforos deixaram de funcionar depois que o Paulo Rezek terminou sua administração”, contou.
Um pouco mais recente, há aproximadamente uma década, no mandato do ex-prefeito Welington Baiano, dois semáforos foram instalados na Avenida Goiás, mas o funcionamento foi vetado pela Agetop, responsável pela GO-070. As estruturas metálicas ainda permanecem nos locais de instalação.