22.4 C
Itaberaí
segunda-feira, 29 abril, 2024

Juros do consignado do INSS cairá para 1,72% ao mês

Medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social

Da Redação Goiânia, Goiás

Os juros do consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cairá para 1,72% ao mês. Os aposentados e pensionistas pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. O novo teto é 0,04 ponto percentual menor que o limite atual, de 1,76% ao mês, nível que vigorava desde dezembro.

O teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,61% para 2,55% ao mês.

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece diversas vantagens aos beneficiários do INSS. Entretanto, a advogada, professora e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Goiás, Marly Marçal, orienta a evitar fraudes fazendo a contratação pessoalmente. “Orientamos também que não faça empréstimos para terceiros, como filhos e parênteses, e muito cuidado para não inviabilizar o próprio sustento”, sugere Marçal.

A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic (juros básicos da economia). No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 11,75% para 11,25% ao ano.

Com taxas de juros mais baixas e descontos automáticos das parcelas diretamente na folha de pagamento, essa opção se destaca pela facilidade de acesso e pela menor burocracia.

Apesar das vantagens oferecidas pelo empréstimo consignado, é fundamental que os beneficiários avaliem com cautela a sua capacidade de pagamento. O não cumprimento das obrigações financeiras pode acarretar em consequências negativas, como restrições ao crédito e dificuldades financeiras adicionais.

Diante desse contexto, a redução nos juros do consignado pelo INSS representa uma oportunidade para os aposentados e pensionistas equilibrarem suas finanças e realizarem projetos pessoais com mais tranquilidade.

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram