13ª edição do evento acontece em vários pontos da cidade
Pollyana Goiânia, Go
A organização da Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) espera receber cerca de cinco mil pessoas entre os dias 6 e 9 de dezembro, no Centro Histórico de Pirenópolis, Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, Resort Santa Bárbara, Theatro Sebastião Pompêo de Pina e Cine Theatro Pireneus. A entrada para participar das atrações da Festa será gratuita e o evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube.
A Flipiri está 13ª edição. A agenda desse ano prevê palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposição, caminhada poética, livraria, saraus, oficinas e encontro de ilustradores. Em 2023, a temática da festa será “Os Vários Brasis-As Belas Faces de um Povo”, carregando a crença de transformação por meio palavra, com expansão de horizontes políticos, econômicos, sociais e culturais por meio dos livros.
“A Flipiri se consolida como um tradicional destino literário do país, sediada em Goiás, estado que contribuiu para o rol de grandes escritores brasileiros como Bernardo Élis, Cora Coralina e José J. Veiga, todos já celebrados em edições passadas. Estamos felizes com o caminho que trilhamos, pois ao mesmo tempo em que alcançamos relevância nacional, mantemos o compromisso com a comunidade local, sobretudo a educacional”, explica Iris Borges, escritora, idealizadora, coordenadora-geral da Flipiri e vice-presidente do Instituto Cultural Casa de Autores (DF).
Entre os autores locais e nacionais que devem aparecer na Festa Literária de Pirenópolis, estão a professora Eda Machado (DF), a editora Leila Bortolazzi (SP) e o pesquisador na área de autismo e inclusão Lucelmo Lacerda (SP).
Programação musical
Com forte presença da música regional, o evento recebe as bandas de música de Pirenópolis, Corumbá, Cocalzinho, Jaraguá e Goianésia. Segundo o secretário de Cultura Ronaldo Félix, serão dois dias para apreciar a manifestação cultural que segue forte no interior de Goiás.
Festa Literária de Pirenópolis Itinerante
Idealizada por Iris Borges, a Flipiri Itinerante tem o propósito de fomentar o hábito da leitura desde a primeira infância, por meio das doações de livros e ações com a rede pública de ensino. Nesta edição, o projeto envolve três mil alunos e 200 educadores.
“Com exposições produzidas pelos próprios alunos, a Flipiri Itinerante se destaca pela diversidade artística e literária”, revela Márcia Áurea, secretária de educação de Pirenópolis.
A primeira etapa deste ano aconteceu em novembro, contemplando oito escolas. Já a segunda etapa, acontecerá de 6 a 8 de dezembro, em dez instituições de ensino.
Homenagem
De acordo com a organização do evento, a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam) será a principal homenageada em 2023. A entidade garante a cultura e a valorização dos talentos artísticos ligados do município de Pirenópolis, estimulando talentos e promovendo a obra de quem já está no mercado.
“A homenagem e o reconhecimento deste evento servem de vetores para continuarmos a fazer mais e melhor”, destaca Aline Lobo, presidente da associação.
Confira a programação completa da 13ª edição da Festa Literária de Pirenópolis:
06 DE DEZEMBRO- FLIPIRI ITINERANTE E LITERÁRIA
19h – Auditório da UEG: Apresentação do Coral em Libras dos alunos da Escola Geraldo de Moraes
Das 19h10min às 20h30min − Auditório da UEG: Palestra “O desafio de ser professor na era da inclusão”, com o autor Lucelmo Lacerda
Das 20h30min às 21h – Auditório da UEG: Sessão de autógrafos com o autor Lucelmo Lacerda
07 DE DEZEMBRO- FLIPIRI ITINERANTE
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Professora Olívia Conceição de Pina: Encontro com Iris Borges – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Educandário Municipal Dom Bosco: Encontro com Clara Arreguy – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Prefeito Geraldo de Moraes: Encontro com a autora Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h / 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Luciano Peixoto: Encontro com Hozana Costa – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h – Escola Municipal Manoel Cardoso: Encontro com Taicy Ávila – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
07 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 9h às 11h – Cine Theatro Pireneus: Preparação para o Sarau – Liduína Bartholo e alunos da rede estadual de ensino
Das 16h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Sarau dos alunos da rede estadual de ensino
18h30min– Resort Santa Bárbara: Sessão Solene com o curador Maurício Melo, Iris Borges, Presidente do Instituto Cultural Casa de Autores e Coordenadora geral da Flipiri; Nivaldo Melo, Prefeito de Pirenópolis; Márcia Áurea, Secretária de Educação de Pirenópolis; Aline Lobo, Presidente da APLAM (Associação Pirenopolina de Letras, Artes e Música)
19h – Resort Santa Bárbara: palestra “A leitura em minha vida e no estado de Goiás”, com a dra. Fátima Gavioli, Secretária de Educação de Goiás
20h – Resort Santa Bárbara: palestra “A situação do livro, da leitura e das bibliotecas públicas em nosso país” – Jéferson Assunção, Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura
20h45min – Resort Santa Bárbara: Confraternização com café.
21h – Restaurante Art & Bar: Encontro Lítero-musical, lançamento de livros, sessão de Autógrafos, contação de história e apresentação musical.
08 DE DEZEMBRO- FLIPIRI ITINERANTE
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Creche Criança Cidadã: Encontro com André Cerino – Bate-papo com o autor sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Complexo Municipal de Educação Infantil: Encontro com Clara Arreguy e Taicy Álvila – Bate-papo com as autoras sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Escola Municipal Dom Emmanuel Gomes de Oliveira: Encontro com Liduína Bartholo – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
Das 9h às 11h/Das 14h30min às 16h30min – Aldeia da Paz: Encontro com Débora Bianca – Bate-papo com a autora sobre suas obras.
08 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 8h30min às 10h30min – Passeio na cidade (Walking tour) seguindo os pontos turísticos do livro “Venha conhecer Pirenópolis”, com Iris Borges, Sérgio Pompêo e a comunidade em geral.
Das 14h30min às 16h – Cine Theatro Pireneus: Palestra “O papel do Banco Central na Vida dos Brasileiros” – Paula Oliveira e Gilneu Vivan – para alunos da rede estadual de ensino e comunidade
Das 16h às 18h – Cine Theatro Pireneus: Lançamentos de livros e sessões de autógrafos – autores independentes
Das 16h30min às 18- – Cine Theatro Pireneus: Palestra e sessão de autógrafos do livro “O quanto eu caminhei. Vida e Educação”, com a professora Eda Machado.
Das 18h30min às 20h30min – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Sensibilização – “Multiplicadores da Narrativa”, com Ângela B. Café
Das 8h30min às 20h30min– Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “A fantástica Matemática”, com Maria das Dores Brigagão
Das 18h30min às 20h30min – Colégio Estadual Joaquim Alves: Oficina de Especialização – “Pintura em aquarela”, com Thamara Saraiva e Jean Fernando
18h – Cine Theatro Pirineus: Show de talentos da cidade – Apresentação de Liduína Bartholo (Inscrições no local)
20h30min – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com a Banda 13 de maio, de Corumbá e Banda 3 de Julho, de Cocalzinho
09 DE DEZEMBRO- FLIPIRI
Das 10h às 12h – Cine Theatro Pireneus: Encontro de Ilustradores com exposição de obras de Claudimar Pereira, Cacá Soares, Keith Dalmon, Sérgio Pompêo. Medição de André Cerino
Das 13:30min às 14:30: Cine Theatro Pireneus: Palestra “O quanto eu caminhei. Vida e Educação” com a professora Eda Machado, seguida desessão de autógrafos no saguão do teatro.
min palestra e, a seguir, autógrafos no saguão do cinema
Das 15h às 17h – Cine Theatro Pireneus: Mesa redonda “Como anda o mercado editorial no Brasil e no mundo?”, com Leila Bortolazzi (Editora Melhoramentos) e Clara Arreguy (Outubro Edições). Medição de Iris Borges (Arco-Iris Livros).
20h – Teatro Sebastião Pompêo de Pina: Festival com apresentação da Bandas Santa Cecília e Lira Jaraguaense, de Jaraguá; Phoenix, de Pirenópolis e Lira Musical Orcena, de Goianésia
Fonte: Mais Goiás