Polícia Civil já iniciou investigações
Uma espuma branca surgiu no Córrego das Pombas, em Itumbiara, no sul de Goiás. Em um vídeo é possível ver o córrego coberto pela espuma. Segundo um morador da região, a água apresentava um cheiro forte de soda. O caso ocorreu nesta terça-feira (03).
Em nota, a Prefeitura de Itumbiara informou que a Agência Municipal do Meio Ambiente (Ammai) iniciou as investigações sobre a presença da espuma e já realizou a coleta de água para identificar o material poluente no local.
A Ammai também notificou um condomínio da região para que fosse suspendido o uso de produtos utilizados para lavar áreas comuns. Ricardo Chueire, delegado que representa o caso, disse que já entrou em contato com a Ammai para iniciar as investigações.
De acordo com o morador que gravou o vídeo, o surgimento de espumas nos córregos de Itumbiara é recorrente. Conforme a Lei de Crimes Ambientais, a pena para quem causar poluição que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana é de um a quatro anos de reclusão, além de multa.
A Agência Municipal do Meio Ambiente de Itumbiara (Ammai) iniciou investigação sobre a presença de espuma no Córrego das Pombas. Já foi realizada coleta de água para identificação do material poluente.
Entre as prováveis causas, a fiscalização já notificou um condomínio para a suspensão de uso de produto utilizado na lavagem de áreas comuns, para a substituição por outro de menor impacto.
A Ammai informa que, embora a quantidade de espuma atual tenha impacto mínimo na oxigenação das águas, está tomando as providências para minimizar o problema. E que, com a conclusão do relatório técnico, adotará as providências cabíveis.
Fonte: Mais Goiás