18.7 C
Itaberaí
quinta-feira, 2 maio, 2024

Fiscais evitam desmatamento de 150 hectares e apreendem máquinas, em Vila Propício

Semad recebeu denúncia em 09 de maio e enviou equipes a campo no dia seguinte, após estudos e levantamentos feitos com imagens de satélite

Fiscais do governo de Goiás impediram o desmatamento de uma área de 150 hectares no município de Vila Propício, no dia 10 de maio. Além de lavrar um auto de infração por conta da supressão de vegetação sem licença, os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apreenderam duas escavadeiras hidráulicas e uma pá-carregadeira, com valor estimado em R$ 1,7 milhão.

A Semad soube da irregularidade por meio de uma denúncia no dia 9 de maio. Imediatamente, técnicos buscaram imagens de satélite do local indicado pelo denunciante e fizeram uma comparação com retratos de datas anteriores. Constatou-se que a área estava sendo desmatada havia acabado de se iniciar. Os mapas de apoio foram entregues aos fiscais encarregados de inteceptar o desmatamento em andamento e eles saíram a campo no dia 10.

As máquinas estavam em operação no momento da chegada das equipes. Eram utilizadas para derrubar árvores. Até aquele momento, já haviam sido desmatados 10 hectares de vegetação densa do Cerrado. Como a ação ainda estava no início e a intenção era de desmatar toda a área de vegetação remanescente da propriedade, em área passível de supressão, evitou-se o dematamento de cerca de 150 hectares.

“A Semad conta com um grande acervo de dados geoespaciais e imagens de satélite diárias. Ou seja: é possível acompanhar mudanças no uso e cobertura do solo quase que em tempo real”, afirma Andréa Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Além disso, os fiscais estão em constante treinamento e preparados para agir rapidamente em casos de possível flagrante”, completa.

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram