Caminho de Cora, um trajeto, um caminhar escrito na história

0
385
Caminho de Cora, São Benedito, Itaberaí
Caminho de Cora

O Caminho de Cora foi idealizado em 2013, com o intuito de criar um cordão histórico interligando os municípios, povoados, fazendas, rios, riachos e cachoeiras, deparando com animais silvestres por todo o caminho, o percurso possui 300 km de extensão entre o ponto de partida até a chegada, passando por 8 municípios que são Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguarí, Itaberaí e Cidade de Goiás, 8 povoados: Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina de Goiás, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro. No percurso também se encontra três unidades de conservação natural que são: Parque Estadual do Pirineus, Serra do Jaraguá e Serra Dourada.

No ultimo dia 13 de Agosto iniciou a Expedição Desafiando Limites que terminará dia 21 de agosto na Cidade de Goiás com a presença de Márcio Villar, ultramaratonista brasileiro que já percorreu muitos outros caminhos no mundo como Caminho de Santiago de Compostela na Espanha e que o mesmo passou a ser o embaixador do Caminho de Cora, o evento contou com o apoio de empresas, IBAMA, Polícia Militar do Estado de Goiás, Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, idealizadores do Caminho de Cora, o mesmo também contou com apoio das Prefeituras de cada município por onde passa este caminho, nestes dias ao passar por cada cidade foram realizadas varias atividades.

O Caminho de Cora foi uma homenagem feita a Sra. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que aos 14 anos de idade adotou o pseudônimo de Cora Coralina que se tornou escritora, poetisa e doceira, seus poemas todos foram escritos sobre sua cidade natal, a antiga Vila Boa, hoje Cidade de Goiás, seu primeiro livro foi Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, este caminho também traz a memória os tempos da descoberta e o desbravamento das terras goyazes, pelo caminho encontra-se muita natureza, animais silvestres, cachoeiras e muita prosa, sem contar que pelo caminho tira-se um tempo para recarregar as energias e nos conectar com a nossa vida e com Deus.

Nesta expedição foram visitadas muitas cidades e povoados, hoje foi à vez do povoado de São Benedito no município de Itaberaí, que recebeu hoje ultramaratonista Marcio Villar e que continuará recebendo ciclistas e caminhantes, em Itaberaí inicia a ultima etapa do trajeto deste caminho até a Cidade de Goiás, passando por Calcilândia e Ferreiro. Muitas atividades foram realizadas, como palestras, entregas de benefícios a população, organização de documentos e etc.

Fica aqui os parabéns aos idealizadores deste projeto no Caminho de Cora e a todos os envolvidos, aos municípios e povoados que fazem parte do mesmo, que Deus os abençoe e alcancem sucesso.

Termino esta matéria deixando aqui um poema de Cora Coralina:

“Não sei… Se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivermos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”.

Cora Coralina

Texto de: Hugo Leonardo Leite Coelho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui