Rita de Cássia Soares Mendonça (PSB), a primeira e única mulher eleita prefeita em Itaberaí foi empossada no dia 1º de janeiro e começou a cumprir seu segundo mandato, que vai até 31 de dezembro de 2024. A primeira gestão foi de 2001 a 2004.
Para o novo mandato, Rita de Cássia foi eleita com 61,87% dos votos, numa eleição que teve Janayna Wollp (PSC) como sua principal concorrente, com 33,47% dos votos válidos. Ricardo Calil (PSD) obteve 2,70% dos votos e Wagner Ribeiro (Patriota), 1,96% da preferência do eleitorado.
Na cerimônia de posse, transmitida on-line e com poucas pessoas presentes por causa da pandemia de coronavírus, reafirmou que as áreas de saúde e social terão prioridade na gestão. Apresentou o time de primeiro escalão com uma novidade: o secretário de Saúde, Carlos Rodrigues Galvão Júnior, secretário de Saúde, veio de outro município indicado pelo secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino.
Os demais secretários municipais são: Welton da Silva Lino, secretário de Execução e Gestão de Governo; Carla de Deus Lima Lemes – secretária de Educação, Esporte, Lazer e Juventude; Leonan Tomé Siqueira, secretário de Finanças; João Batista Vieira, o “João Labanca”, secretário de Infraestrutura e Habitação; Carlos Rodrigues Galvão Júnior, secretário de Saúde; Ângela Maria Ferreira da Cruz, secretária de Assistência Social e Atenção à Mulher; Cleuza Eli de Souza, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Eliseu José Braz, o “Coronel Eliseu”, secretária de Controle Interno; e, Adão Avelino da Silva, secretário Extraordinário. O advogado Daneil Fernandes Leite será o Procurador-Geral do Município.
Breve história
Rita de Cássia nasceu em 1966, em Itaberaí, filha do saudoso prefeito Carlos Dias Mendonça, o Tico, e de Eleni Mendonça. Em 2000 se tornou a primeira mulher prefeita de Itaberaí, fato que só seria igualado por ela mesmo em 2020.
Antes disso, foi presidiu a Fundação Municipal das Legionárias do Bem-Estar Social de Itaberaí, coordenando os programas sociais do município, onde se destacaram os mutirões para construção de casas populares da Vila Mutirão, Vila Boa Esperança e Fernanda Parque.
É formada em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade Integrada de São Gonçalo e, em Planejamento Educacional, pela Universidade Salgado de Oliveira. Em 1989 foi nomeada diretora administrativa do Hospital Regional de Itaberaí, cargo que ocupou até 1997. Foi assessora do deputado federal Barbosa Neto. Em 2005, foi diretora das Oficinas Digitais do Estado de Goiás na Agência Goiana de Negócios Públicos. Em 2007, foi assessora da deputada federal Íris Araújo e diretora de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goiânia. Em 2015 foi secretária executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Foi assessora do deputado estadual Jean Carlo.