A quantidade de insetos que têm devastado o cultivo em Pio IX, maior produtor de caju do estado, chamou a atenção da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), que busca uma solução para o problema.
Uma infestação de besouros tem causado prejuízo a agricultores de caju na Zona Rural de Pio IX, 440 km ao Sul de Teresina, maior produtor do pseudofruto no Piauí, sendo responsável, segundo o IBGE, por cerca de 7% da produção.
A infestação começou há cerca de duas semanas. Os besouros têm hábitos noturnos. Não são vistos durante o dia, mas aparecem à noite e danificam as lavouras.
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foi acionada e visitou o local da infestação para coletar informações. Foi contatado que os besouros estão atacando a inflorescência, frutos em desenvolvimento e folhas em formação.
“Espantou a gente o volume de insetos, que pode trazer um prejuízo grande à cultura do caju, que depois da dos grãos, é o principal produto do estado”, afirmou o gerente de defesa vegetal da Adapi, Ozael Valério.
“Assim que tivemos a notificação pensamos, em primeiro instante, que seria o besouro vermelho do cajueiro, mas fomos ao local e constatamos que se trata de outro e que não havia relato dele atacando plantações de caju”, completou o engenheiro agrônomo.
Ozael contou que havia relatos desse besouro apenas de ataque à cultura do umbuzeiro. “Um ataque parecido com características similares. Além da morfologia do inseto ser parecida com a relatada no umbuzeiro”, disse.
Ele informou que a Adapi pretende estudar o besouro, identificá-lo e ver uma forma de controle eficiente, reduzindo danos para a lavoura, com tratos culturais e método de controle, por não haver registrou ou ação específica desse inseto contra a cultura do caju.
Fonte: G1