Astrônomo Clayton Gubio explicou que o meteoro é do tipo bólido ou “super meteoro”, visto em diversas regiões. Fenômeno gera mais luz e calor, podendo até fazer estrondos.
Um clarão no céu surpreendeu moradores de Caldas Novas, na região sul de Goiás. Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que a luz aparece no céu
O técnico do laboratório de física da Universidade Federal de Jataí (UFJ), afirmou que se trata de um meteoro ou, caso tenha sobrevivido a queda, um meteorito. “O meteorito sobrevive a entrada na atmosfera, enquanto o meteoro se desintegra”, afirmou o especialista.
O astrônomo Clayton Gubio, presidente do Instituto de Astronomia Gunstar, explicou que o meteoro registrado é do tipo bólido ou “super meteoro”, que pôde ser visto em diversas regiões.
“Meteoro é quando um objeto capturado pela gravidade da terra fricciona contra a atmosfera e gera plasma, ou seja, fica incandescente. O bólido é um meteoro maior que o normal, que gera mais luz e calor. Às vezes até desloca o ar da atmosfera fazendo estrondos”, explicou Clayton Gubio.
O astrônomo explicou ainda que desde julho acontece a chuva de meteoros Perseidas, que acaba nesta quinta-feira (24). “Essa chuva é famosa por gerar esse tipo de meteoro, grande e luminoso”, ressaltou o especialista.
Fonte: G1