21.8 C
Itaberaí
sábado, 23/11/2024

Em poucas linhas #281

MITANDO

Bolsonaro deixa o PSL e anuncia criação do Aliança Pelo Brasil. Para registrar o novo partido em tempo de disputar as eleições municipais de 2020, será necessário coletar assinaturas e registrar a legenda em menos de 140 dias. Mais um teste para o “Mito”, que pode levar 30 parlamentares para o partido.

PARECE FÁCIL

Para registrar o partido é preciso obter 491 mil assinaturas. Nas redes sociais o número de seguidores é animador. Quatro dias após o anúncio, o Aliança Pelo Brasil superou a casa dos 350 mil seguidores no Instagram, dos 250 mil no Facebook e se aproximou de 140 mil no Twitter.

VAI VALER?

Advogados apostam na coleta de assinaturas por meio digital, por meio de um aplicativo que seria colocado à disposição do Tribunal Superior Eleitoral, que poderá acompanhar as assinaturas em tempo real. O problema é que a inovação poderá não ser aceita pela Justiça Eleitoral.

EM TEMPO

Quanto ao prazo curto para coletar assinaturas e registrar o partido, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Admar Gonzaga entende que há tempo suficiente. Lembra ter ajudado a criar o PSD em 170 dias.

BARBAS DE MOLHO

Entre os deputados bolsonaristas há temor de que outras legendas tentem judicializar a criação do Aliança pelo Brasil com o objetivo de atrasar o cronograma, previsto para março, o que impediria o partido de disputar as eleições municipais do próximo ano.

FIM DA LINHA

Desde 1974, por pressão das seguradoras que haviam perdido faturamento do seguro por acidentes de trabalho que havia sido transferido para a Previdência Social. Só em 2018 foram quase 12 mil fraudes registradas no Seguro DPVat.

FORA DILMA

Em recente entrevista de Lula à BBC, o ex-presidente deu a entender que o PT riscará a ex-presidente Dilma Rousseff do seu mapa. No entendimento do líder petista, a queda do partido se deve principalmente à falta de habilidade política da então “companheira”.

LINGUA SOLTA

Agora, que deixou a cadeia, o líder petista virou sua metralhadora para o presidente Bolsonaro e também mirou o STF (Supremo Tribunal Federal), para o ministro Sérgio Moro e, sobrou até para a Rede Globo de Televisão.

ALIADOS

Adversários ferrenhos na política, Bolsonaro e Lula têm discurso alinhados quando o assunto é a Rede Globo: ambos odeiam a emissora. Bolsonaro acredita que é perseguido e Lula acha que foi prejudicado pela TV. Vai entender…

TÁ RUIM

A Enel – distribuidora de energia elétrica que atua nos estados do Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, passa por “maus bocados”. Não bastasse as reclamações por falha no atendimento ao cliente, coleciona interrupções no fornecimento de energia elétrica em intervalos e tempo fora do comum e, muito além do aceitável.

PODE FICAR PIOR

Se a concessionária não consegue estruturar o atendimento ao cliente, muito menos dar a assistência que ele precisa, coleciona multas de valores elevados, a última, e a maior delas, tem valor superior a R$ 62,1 milhões.

PSL

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro deixou o PSL nacional, o estadual caminha sem unidade. Pelo menos é que se percebe quando o assunto é montar grupos para as eleições 2020. Pelo que lê nas entrelinhas, Delegado Valdir (federal) e Delegado Humberto Teófilo (estadual) pensam diferente.

ANINHOU?

Nesse período em que interessados em disputar as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, um dos grupos teria selado compromisso com o Podemos, de Tião Bola.

DEU LIGA

Wagner Ribeiro, que pretende disputar as eleições para prefeito, esteve na Assembleia Legislativa de Goiás, onde encontrou com lideranças do Patriota. Na oportunidade, encontrou-se com o ex-deputado estadual Jean Carlo. Bateu curiosidade sobre o que conversaram? Política, claro.

A SABER

O encontro de Riberio e Jean Carlo poderá render algum apoio mútuo em pouco tempo? Só o tempo vai dizer. Por enquanto, apenas conversa de “conterrâneos”.

FALANDO NISSO

A Comissão Provisória do Patriota de Itaberaí já foi publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral e Wagner Ribeiro figura como presidente. A vice-presidência é ocupada por Marcela Marinho.

ASSEDIADO

Quem está convivendo com assédio diário para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores é o jornalista Maurício Matias. Por enquanto ainda não foi convencido.

DA COMUNICAÇÃO

Outros profissionais da comunicação que também podem entrar na corrida eleitoral são Waguinho do Som e Jomari Leite, ainda que este último tende a lançar a esposa como candidata. Decivan Damasceno também é da comunicação. Será que vai?

PELO PALADAR

Quem passou a figurar como possível candidato a vereador é o empresário Ademir dos Salgados, que inclusive já estaria com uma ficha de filiação partidária prontinha para ser preenchida.

PASSO A PASSO

Quem aos poucos vai ganhando terreno e conquistando espaço nos bastidores da política local é a ex-prefeita Rita de Cássia. Inicialmente preterida, já é tida como uma das principais concorrentes à prefeitura.

VÁCUO

O vazio deixado [pelo menos por ora] por Wellington Baiano, Jean Carlo e a incerteza sobre um nome que poderia ser lançado pelo prefeito Roberto Silva, fortalece os expoentes Rita de Cássia, Janayna Wollp, Wemerson Raio de Sol e Wagner Ribeiro.

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram