Expectativa de que romaria de 2023 seja a maior da história; preocupação é com a segurança
Considerado o segundo evento religioso do Brasil e o maior do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno, a chamada festa de Trindade deve atrair mais de 3,5 milhões de romeiros para os festejos católicos deste ano. Se confirmado, será recorde na história da cidade.
É o segundo ano em que o evento acontece após ser suspenso por causa da pandemia. Agora, sem os grandes riscos de aglomeração enfrentados durante a disseminação da Covid-19.
Para o prefeito Marden Jr. (sem partido), essa deve ser uma das “ maiores romarias de todos os tempos. Ele garante que será a “mais organizada”. A preocupação maior é com a segurança.
A prefeitura já iniciou o trabalho junto do governo de Goiás e da igreja católica para organizar a Festa do Divino.
O evento acontece entre os próximos dias 23 de junho a 2 de julho. Com o tema “O Pai Eterno nos chama e envia”, a tradicional festa em louvor ao Divino Pai Eterno em breve terá a programação definida.
História da devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, tem mais de 180 anos. Começou por volta de 1840, quando o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Eles a levaram para casa e a instalaram em um altar. Assim, teve início à oração do terço em família e depois também com os vizinhos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.
Em Pirenópolis, o plástico Veiga Valle fez uma imagem, em madeira, de aproximadamente 30 cm. Sem dinheiro, Constantino pagou com o próprio cavalo e voltou a pé para Trindade, tornando-se, assim, o primeiro romeiro. Ele foi recebido em festa por todos da cidade e, naquele momento, surgiu também o motivo da tradicional peregrinação ao Santuário.
Maior do mundo
Trindade é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. A Romaria de Trindade, hoje, é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Fonte: Mais Goiás