Usina atingiu 83,4% do limite, sendo a melhor condição hidrológica registrada nos últimos 10 anos, de acordo com a SPIC Brasil. Empresa afirmou que não existem riscos à estrutura da barragem.
As comportas da Usina Hidrelétrica de São Simão, no sudoeste de Goiás, foram abertas na terça-feira (14) após três anos fechadas. Segundo a SPIC Brasil, responsável pela operação, o processo foi realizado por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), depois que o reservatório atingiu 83,4% do limite.
A usina atingiu o nível após as fortes chuvas que vem caindo sobre a região, de acordo com a SPIC. O armazenamento referente a março, inclusive, foi a melhor condição hidrológica registrada pela hidrelétrica nos últimos 10 anos. O local foi uma das usinas afetadas pela crise hídrica enfrentada pelo estado em 2021.
A manobra utilizada pela hidrelétrica, conforme a SPIC, foi a “vertimentom”, que é quando se abre o vertedouro, dispositivo de segurança do reservatório, para extravasar a água acumulada que não será utilizada para geração de energia.
A SPIC reforçou que este é um procedimento padrão, utilizado por todas as operadoras de Usinas Hidrelétricas. Eles afirmaram que não existem riscos à estrutura da barragem, que é monitorada 24h por dia, durante todo o ano.
Fonte: Mais Goiás