Seis ministros seguiram o voto de Alexandre de Moraes; sessão ocorre no plenário virtual
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira para manter duas decisões do ministro Alexandre de Moraes: a que afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias e a que determinou a prisão do ex-ministro e ex-secretário Anderson Torres.
O julgamento ocorre ao longo do dia no plenário virtual. Até o momento, já há sete votos favoráveis às duas decisões. Acompanharam o relator os ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Ao afastar Ibaneis, Moraes considerou que ele teve uma “conduta dolosamente omissiva” por permitir a realização de manifestações golpistas em Brasília. Na mesma decisão, o ministro ainda determinou a “desocupação e dissolução total” em 24 horas dos acampamentos realizados nas imediações de unidades militares.
Em outro despacho, o ministro decretou a prisão de Anderson Torres, que era secretário de Segurança Pública, e do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto. Para Moraes, o comportamento do dois foi “gravíssimo” e poderia colocar em risco a vida de autoridades.
No plenário virtual, cada ministro deposita o seu voto durante um determinado período de tempo. Neste julgamento, a sessão começou na madrugada desta quarta e vai até às 23h59. Os ministros ainda podem alterar seu voto até o fim do julgamento, mas isso é incomum.
Fonte: Mais Goiás