A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Faeg Mulher, se juntam aos batalhões Rural, Maria da Penha e aos programas Goiás Social e Goiás Por Elas, mantidos pelo governo do estado, para promover a segurança e o bem-estar das mulheres que vivem e trabalham no campo.
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, demais autoridades dos batalhões envolvidos e representantes dos programas estaduais firmaram a parceria tida como um avanço essencial para o fortalecimento das comunidades rurais. “A expectativa é que a iniciativa impacte de forma significativa a vida das mulheres no campo, proporcionando não apenas segurança, mas também maior autonomia e qualidade de vida. A união das forças entre o setor público e privado representa um marco no combate à violência e na promoção da igualdade de gênero no meio rural goiano”, reforça o presidente da Faeg.
Serão integradas ações de apoio e proteção à mulher, com foco no combate à violência doméstica e no fortalecimento das redes de assistência e acolhimento no campo. As instituições envolvidas trabalharão juntas para capacitar as mulheres sobre seus direitos, além de divulgar ferramentas e recursos para que elas possam denunciar abusos e buscar auxílio.
O Faeg Mulher trará uma perspectiva de inclusão social e econômica, promovendo treinamentos e apoio ao empreendedorismo feminino rural. O programa Goiás Por Elas contribuirá com orientações, palestras e campanhas educativas, enquanto o Batalhão Maria da Penha e o Batalhão Rural atuarão em operações e patrulhamentos para assegurar a proteção e apoio em áreas rurais, onde a vulnerabilidade feminina é potencializada pela distância dos centros urbanos.