20.2 C
Itaberaí
quinta-feira, 21/11/2024

Vazão do Meia Ponte cai 32% em janeiro na comparação com mesmo mês de 2023

Chuva não foi suficiente para promover recarga hídrica dos mananciais de Goiás

Francisco Costa Goiânia, Go

Vazão do Rio Meia Ponte cai 32,24% no comparativo entre janeiro de 2023 e 2024 )

A vazão do Rio Meia Ponte caiu 32,24% no comparativo entre janeiro de 2023 e 2024. Os dados são da secretária de Estado do meio Ambientee Desenvolvimento sutentavel (Semad).

De acordo com a pasta, em janeiro do ano passado o número era de 36,6 mil litros por segundo, no rio. Já no primeiro mês deste ano, 24,8 mil litros por segundo.

Gerente Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Semad, André Amorim explica que, por conta do fenômeno La Niña, as chuvas em 2023 foram “muito boas”. Em 2024, apesar do El Niño, o volume foi inferior.

“Não foi suficiente para promover recarga hídrica dos nosso mananciais. Tanto do Meia Ponte, quanto dos outros mananciais de Goiás”, observa. Nesse sentido, o gerente pede que a população se atente ao uso racional de água. “Em abril, as chuvas estão indo embora vamos entrar no período de estiagem.”

A Semad também emitiu um comunicado: “A disponibilidade hídrica do rio está menor na comparação com 2023, o que exige da população cuidados redobrados no sentido de evitar o desperdício. É importante que os goianos ajudem a Semad a proteger o Meia Ponte e a garantir o uso sustentável dos recursos naturais do Estado.”

Fonte: Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram