21.8 C
Itaberaí
sábado, 23/11/2024

Hospital promove bate-papo sobre saúde dos rins em Goiânia, nesta quinta (9)

Em celebração alusiva ao Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 9 de março, o Hospital do Rim promove um bate-papo sobre saúde renal no pátio frontal da instituição, das 7 às 12 horas desta quinta-feira. Os médicos da unidade estarão disponíveis para tirar dúvida de quem aparecer por lá.

O hospital vai oferecer água a todos que participarem da ação, como forma de lembrar do quanto é importante se hidratar. “Os rins são órgãos essenciais para o corpo humano, responsáveis por filtrar o sangue e remover o excesso de líquidos e resíduos. Eles também controlam o equilíbrio de eletrólitos e sódio, ajudam a regular a pressão arterial e a produzir hormônios”, explica a médica nefrologista Viviane Alves Leite, que faz parte do quadro clínico do hospital.

É preciso estar atento aos sintomas de problemas renais que podem incluir dor lombar, inchaço local, mudanças na cor da urina, fadiga e alterações no apetite. “No entanto, muitas vezes, esses sintomas não aparecem até que a doença renal esteja avançada, por isso é importante realizar exames regulares para detectar problemas precocemente”, conta a médica. O tratamento para as doenças renais depende da gravidade da condição, mas pode incluir medicações, mudanças na dieta, terapia com líquidos e, em casos graves, diálise ou transplante renal.

Prevenir o cálculo renal também é uma questão importante para manter a saúde dos rins e evitar complicações. Algumas medidas simples, explica o urologista Marco Túlio Alves Cruvinel, podem ser tomadas para minimizar o risco de formação de cálculos, como beber pelo menos dois litros de água por dia, evitar dietas ricas em sódio, consumir alimentos ricos em fibras, manter o controle do consumo de proteínas e evitar o consumo excessivo de ácido oxalato, encontrado em alimentos como espinafre, beterraba e nozes. “Além disso, pessoas com histórico de cálculos renais devem seguir as recomendações de seus médicos e realizar exames regulares para monitorar sua saúde renal”, explica Marco Túlio.

Fonte:Mais Goiás

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram