Mãe e filho passaram pelo centro cirúrgico da unidade de saúde do Governo de Goiás para a realização de um transplante de rins
O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, nesta quarta-feira (15), o primeiro transplante de rins intervivos deste ano. Mãe e filho passaram pelo centro cirúrgico da unidade de saúde para a realização de um transplante de rins intervivos, que é quando o doador é um paciente com maioridade, geralmente parente do receptor.
Nesse caso, será a mãe que passará um de seus órgãos para o filho. O paciente, de 20 anos de idade, tem uma doença renal crônica e aguardava há mais de um ano para a realização do procedimento.
“Ter um doador familiar compatível e a oportunidade do transplante intervivos evita a espera prolongada por esse tipo de transplante, já que ainda dependemos do consentimento familiar de doadores falecidos para reduzir essa fila espera”, diz a gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Katiúscia Freitas
A unidade de saúde já realizou 776 procedimentos, 725 deles com doador falecido e 51 intervivos. “Atualmente, Goiás conta com 314 pessoas aguardando por um transplante renal”, informa a gerente de Transplantes.
Fonte: Mais Goiás