“Ouvi o estralo. Era perto de casa. Quando cheguei, vi a vaca caída, ainda viva, com os pelos chamuscados”, diz Fernando Henrique
O tempo chuvoso, com ventania e relâmpagos, dos últimos dias têm gerado prejuízos nas cidades goianas – com quedas de árvores e enchentes -, mas também têm afetado a zona rural. Na Vila Perpétuo Socorro, próximo a Abadia de Goiás, um raio matou uma vaca leiteira nesta segunda-feira (6).
Segundo o produtor rural Fernando Henrique Modafares Rocha, a chuva ainda não tinha começado a cair, apesar do tempo fechado, mas um raio teria atingido o animal. Ele revela que ouviu o trovão por volta de meio-dia e deixou a casa para checar o gado.
“Ouvi o estralo. Era perto de casa. Quando cheguei, vi a vaca caída, ainda viva, com os pelos chamuscados.” Logo em seguida, o animal morreu. O prejuízo, segundo o produtor rural, é de R$ 7 mil reais.
Questionado se isso já ocorreu antes, Fernando diz que não. Casos de morte de gado por raios, contudo, não são incomuns. Em outubro do ano passado, o prejuízo de um fazendeiro de Crixás foi muito maior.
O produtor rural Osvaldo de Paula Silveira perdeu, de uma só vez, 40 vacas do rebanho após a queda de um raio em sua fazenda. À época, ele estipulou que prejuízo seria de R$ 140 mil.
“Olha gente, o que a natureza fez. Dois bezerrinhos. O resto tudo adulto. Olha que monte. Ainda tem umas [vacas] meio tontas. É a natureza, fazer o que. Não pode reclamar.”
Fonte: Mais Goiás