Agente penitenciário contou à DGAP que recusou o dinheiro. Preso já cumpria pena por porte ilegal de arma de fogo.
Um detento de 27 anos recebeu voz de prisão após oferecer uma propina de R$ 10 mil para um agente penitenciário na Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis, a 59 km de Goiânia. Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o preso queria ter acesso a um celular e aproveitou o momento da entrega de refeições para fazer a proposta ao servidor.
O nome do preso não foi divulgado, por isso não conseguiu localizá-lo para que se posicionasse até a última atualização desta reportagem.
O caso aconteceu no final da tarde de terça-feira (10). A DGAP informou que a situação aconteceu quando dois agentes faziam a escolta do preso, que distribuía as marmitas para os demais detentos. Em um momento, um dos servidores precisou ir até outro pavilhão. Com a saída dele, o preso chamou o outro agente em particular e fez a tentativa de suborno.
O agente contou à diretoria que, após receber a proposta de suborno, ele se recusou e deu voz de prisão para o detento na mesma hora. A diretoria disse que o outro agente também presenciou parte do ocorrido.
A Diretoria Geral ainda informo que o detento, que já estava preso por porte ilegal de arma de fogo, deve responder pelo crime de corrupção ativa. Um procedimento administrativo interno também foi aberto para apurar o caso.
Fonte: G1
.