20.2 C
Itaberaí
quinta-feira, 21/11/2024

Mesários serão nomeados até 16 de Setembro

Desde a última terça-feira (18), os juízes eleitorais de cada município estão autorizados a nomear os mesários, os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas e os eleitores que atuarão como apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020. O prazo para as nomeações termina no dia 16 de setembro.

A mesa receptora de votos é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários e um secretário. Dentro da seção eleitoral, o presidente da mesa é a autoridade máxima. Ele deve garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo.

As novas datas previstas no Calendário Eleitoral foram alteradas em conformidade com a Emenda à Constituição nº 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos), em razão da pandemia de Covid-19. Originalmente, as nomeações aconteceriam de 7 de julho a 5 de agosto.

15ª Zona Eleitoral

A 15ª Zona Eleitoral é composta de 128 seções, sendo 98 em Itaberaí, 13 em Heitoraí e 17 em Mossâmedes. Somente em Itaberaí, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, José Ronaldo Mendonça Filho, um contingente de aproximadamente 400 pessoas para atuar nas funções de presidente, mesário e secretário e demais funções exercidas pelos funcionários da Justiça Eleitoral. Policiais militares e civis e fiscais dos partidos não estão incluso nessa conta.

Todo esse contingente será comandado pela juíza eleitoral Laura Ribeiro de Oliveira, que acaba de ser designada para a Comarca de Itaberaí.

O município tem um total de 30.321 eleitores estão aptos a votar no dia 15 de novembro. Em Heitoraí são 3.979 eleitores em situação regular. O município de Mossâmedes conta com 4.615 eleitores.      

Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade. Também estão impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.

Mesário voluntário

Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual o eleitor pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição.

Os interessados em trabalhar nas eleições deste ano devem procurar o Cartório Eleitoral.

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Siga nosso Instagram